Páginas

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ilustre desconhecido

Uma coisa bastante interessante da atualidade é a falsa impressão de conhecer o outro profundamente. Quantos de nós tiramos conclusões sobre determinada pessoa quase que completamente embasados por aquilo que ela twitta ou posta no facebook.  Chegamos até a julgar a inteligência e a vida de alguém com base nestes parâmetros.
 
“Se alguém passa muito tempo no facebook ou no twitter é porque ela certamente não deve ter nada de mais útil para fazer.” Sim, pode ter certeza de que você já pensou isso.

É claro que as redes sociais têm como um dos objetivos “nos mostrar para o mundo”, mas devemos questionar o limite deste “mostrar“. A estética da celebridade nos obriga a cada dia nos expor mais. Afinal quantos de nós queríamos ser bonitos como aquela artista da televisão ou fortes como o galã da novela das oitos, que estampa as capas de várias revistas?

Quantos mais seguidores, comentários e curtir em minhas páginas, mais popular e mais conhecido eu sou. Será?

Tire um dia e se pergunte com quantas pessoas de seu Orkut ou facebook você realmente fala. Quantas você só viu uma vez na vida e quantas estão ali apenas para constar. Se prepare, pois o resultado será assustador.

É inegável que essas formas de nos comunicarmos estão se tornando cada vez mais importantes atualmente, mas não imagine que só porque aquele cara tem uma foto linda no seu perfil, posta comentários sobre política e economia, tem mais de 1.000 amigos, sendo a maioria deles mulheres, ele é o príncipe encantado.

A realidade é que as redes sociais não são feitas para você realmente conhecer alguém. Isso demanda tempo e paciência. Até porque, na vida não se pode escolher as fotos mais bonitas ou os comentários mais inteligentes e engraçados. As redes sociais são apenas o pontapé inicial, ou uma forma de manutenção dos vínculos criados. Nem que sejam os feitos em uma boate no último final de semana.

Portanto, antes de ter completa certeza de que aquele cara é um idiota porque só posta comentários de futebol, saia você também da superficialidade e tente convidá-lo para uma conversa. Quem sabe você não estará conversando com o próximo Armando Nogueira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário